Enurese masculina: 5 conselhos para poder descansar

Molhar a cama é algo pouco frequente na idade adulta, mas quem sofre de enurese pode ver muito afetada a sua qualidade de vida. Para que isto não aconteça, há algumas rotinas que podem ser alteradas a fim de assegurar um sono reparador sem interrupções.

A enurese noturna é uma forma de urinária e consiste numa involuntária quando se está a dormir. Para ser considerada enurese noturna secundária, que é a que aqui nos ocupa, estas perdas de urina na cama devem ter lugar na idade adulta.

A enurese noturna, uma condição pouco frequente que não faz parte do processo natural de envelhecimento, costuma obedecer a causas concretas que podem ser tratadas. É importante que a presença, ou não, desta forma de incontinência urinária seja avaliada por um médico, porque pode estar relacionada com algum hábito ou medicação que seja possível ajustar. Em todo o caso, enquanto não se soluciona, há rotinas que podem ser levadas a cabo para que o problema não prejudique o bom descanso das pessoas que padecem desta condição.

Para além das causas a nível físico que podem provocar a enurese noturna masculina (mau controlo da diabetes, bexiga com pouca capacidade ou hiperatividade dos seus nervos, infeções, apneia do sono, aumento da , etc.), existem outras a nível emocional que devem ser tidas em conta. Pois uma etapa de tensão pessoal ou estar a passar por uma depressão podem desencadear episódios de enurese noturna. A gestão adequada do stress parece ser fundamental para se minimizarem os momentos de molhar a cama. Também há costumes que podem ser postos em prática, simples hábitos que não interferem no dia a dia e que podem melhorar a situação para poder descansar.

Conselhos para poder descansar se sofrer de enurese noturna

Qualquer que seja a origem das perdas de urina durante o sono devem ser avaliadas por um médico para um tratamento adequado. Entretanto, enquanto acontecem estes episódios, há certas rotinas que podem ser levadas a cabo para favorecer um sono reparador sem demasiadas interrupções. Estas cinco são as mais recomendadas:

1. Tem enurese noturna? Antes de mais, muita calma

Se suspeita que o motivo pode ser a ansiedade ou o stress, é conveniente ir para a cama depois de dedicar algum tempo a relaxar. Terapias como o mindfulness permitem acalmar a mente e o corpo através da respiração consciente, algo que repercute de forma positiva na conciliação do sono e na sua manutenção. Dormir menos agitado a nível emocional pode minimizar os episódios de enurese noturna.

2. Gestos simples na mesa para evitar a enurese noturna

Para começar, devemos esquecer todos os alimentos muito ricos em sal, uma vez que fazem acumular líquidos. Além disso, não tomar cafeína nem álcool ao longo do dia, pois ambos irritam a bexiga (tal como os alimentos picantes) e, ao jantar, o ideal é esperar duas horas depois de beber o último copo de líquido para se ir deitar. Também é importante não jantar sopa ou frutas diuréticas.

Para seguir este conselho contra a enurese noturna à letra e sem riscos, é importante assegurar que bebe líquidos suficientes ao longo do dia, uma vez que a bexiga também se irrita se não beber a quantidade suficiente. O importante é evitar beber nas duas horas antes de se deitar.

3. Manter a musculatura pélvica forte ajuda a combater a enurese noturna

Como? Com a prática dos exercícios de Kegel, que podem ser feitos em qualquer momento e lugar e dos que falámos neste outro artigo.

4. Urinar antes de ir para a cama

Sem pressa, assegurando que esvaziou completamente a bexiga. Ao longo do dia é importante ir à casa de banho quando sentir a necessidade e não aguentar, pois reter a urina pode desgastar os músculos da bexiga e causa infeções ou .

5. Reduzir o inchaço das pernas e dos tornozelos

Se tem tendência para acumular líquidos e se sofre de enurese noturna, tem de procurar combater aquele problema. Durante o dia, evite a todo o custo o sedentarismo, com o uso de meias de compressão, beba líquidos suficientes e reduza o consumo de sal.

Ao chegar a casa ao final do dia, é conveniente pôr os pés para o alto e fazer movimentos de rotação com os tornozelos, inclusive massajar as pernas de baixo para cima, sempre na direção do coração, para favorecer a circulação de retorno. Para isto, também ajuda o duche com pressão, alternando jatos de água fria e de água quente.

Eliminar corretamente a acumulação de líquidos pode reduzir a incidência dos casos de enurese noturna.

Assimilados estes conselhos para evitar a enurese noturna em adultos, já sabe que pode sempre contar com os protetores TENA Men, concebidos especificamente para homens, para poder descansar sem interrupções.

Artigos relacionados

Hipopressivos: barriga lisa e melhor intimidade

A postura e a respiração são dois elementos a ter em conta se quer praticar estes exercícios abdominais tão falados hoje em dia, bons para inúmeras coisas, entre as quais, o sexo ou a prevenção da incontinência urinária