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A importância de dormir bem para viver melhor


Dormir bem é tão essencial ao nosso organismo como manter uma alimentação saudável. Neste artigo, dizemos-lhe porquê e deixamos alguns conselhos sobre como conseguir um descanso mais efetivo.

A importância de dormir bem para viver melhor

São-lhe certamente familiares as palavras “dormi apenas cinco horas”, “nunca tenho tempo para fazer uma sesta” ou “há dias que não durmo bem”. Mas o pior é que geralmente damos pouca importância ao facto de dormir e descansar pouco, embora a falta de sono tenha muitos efeitos secundários e, inclusive, possa provocar problemas a nível metabólico, imunológico e psicológico, entre outros.

Segundo um estudo da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, os adultos com menos de 65 anos devem dormir entre sete a nove horas para recuperarem plenamente das suas atividades diárias. Além disso, dormir ajuda também a prevenir certas doenças. Por exemplo, está demonstrado que, nesta mesma faixa etária (homens com menos de 65 anos), dormir pelo menos seis horas* por dia reduz em 29% o risco de se desenvolver o cancro da próstata.


Como conseguir um sono de qualidade

Adotar pequenos hábitos diários pode ajudar a que o nosso sono seja contínuo, sem interrupções a meio da noite que podem dificultar o nosso tempo de descanso. Deixamos-lhe cinco conselhos para o seu tempo de descanso ser mais reparador:

  1. Evite beber álcool ou qualquer outra bebida estimulante umas horas antes de dormir. Procure não comer nada três horas antes de ir para a cama de forma a que o seu corpo já tenha feito a digestão quando se for deitar.

  2. Sabemos que vivemos conectados através de muitos dispositivos, mas é recomendável prescindir dos ecrãs (telemóvel, tablet, televisão, computador...) umas horas antes de ir dormir.

  3. Às vezes custa-nos despertar de manhã e vamos atrasando o momento de levantar-nos. Porém, o melhor para a saúde é levantar-nos logo que toque o alarme. Desta forma, evitaremos a sensação de cansaço, pois o nosso cérebro não dará início a um novo ciclo de sono.

  4. Se pratica desporto, não se esqueça de o fazer antes das 19 horas para que o seu corpo não se ative em demasia e, depois, não o deixe dormir durante a noite.

  5. A sesta é sempre uma boa ideia. Previne cardiopatias, reduz a tensão arterial, aumenta a concentração e ajuda-nos a recuperar horas de sono, além de outros benefícios. Porém, é recomendado não ultrapassar os 30minutos de sesta e fazê-lo entre as 13 e as 17 horas, preferencialmente num espaço cómodo e agradável.

Com a prática destas recomendações simples poderá conseguir uma boa rotina de sono que lhe oferecerá um maior bem-estar geral logo a partir dos primeiros dias. No entanto, os principais benefícios de um bom descanso vão ser sentidos a mais longo prazo.

 

*Fonte: American Cancer Society.






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