Há relação entre a incontinência masculina e a ansiedade?

As perdas de urina podem ser uma fonte significativa de ansiedade e, da mesma forma, os estados nervosos podem provocar ou piorar a . Contamos-lhe tudo sobre a estreita relação entre a ansiedade e a incontinência masculina.

Uma perda de urina acidental pode acontecer a qualquer pessoa. Esperar demasiado para ir à casa de banho, beber demasiado, mas também viver um momento de nervos ou uma situação de angústia pode causar esta situação.

Porque acontece? A explicação é simples. O stress pontual é, por definição, um estado em que o seu corpo entra em mecanismo de defesa e alerta, impulsionado por um excesso de adrenalina.

Esta sensação de euforia, que não tem por que ser sempre negativa, pode desencadear a necessidade de urinar e, se essa necessidade não puder ser cumprida, pode ocasionar uma perda de urina.

Ansiedade por incontinência ou incontinência por ansiedade?

A partir dos 50, um em cada quatro homens sofrerá de . Muitos destes homens, além de incontinência, padecem de depressão e ansiedade. Agora cabe perguntar: o que aconteceu primeiro, o ovo ou a galinha? Os problemas psicológicos podem fazer surgir ou piorar a incontinência? Ou o medo de sofrer perdas de incontinência é o que provoca a ansiedade?

Parece que as duas circunstâncias se retroalimentam. Por isso é importante pôr o foco em ambas e procurar uma solução holística, sobretudo para o fator psicológico.

Sabemos que para encarar uma circunstância como a incontinência por stress não basta dizer a si mesmo: vá lá, relaxa. Embora seja verdade que existe muita literatura a defender que os estados de ansiedade podem ser atenuados com estratégias como a meditação e respiração, o mindfulness e outras terapias antisstress. Também convém avaliar a presença, ou não, de alguma condição médica – por exemplo, hormonal – que possa estar as agravar ou a favorecer este círculo vicioso.

O que é a bexiga hiperativa por ansiedade?

É possível que, num momento vital de muito nervosismo, surja uma constante necessidade de urinar, sem que seja possível aguentar a vontade. Um dos sintomas físicos mais frequentes num momento de ansiedade é a . Esta repentina urgência para urinar, sem conseguir esperar, que por vezes termina numa perda de urina involuntária, pode ser fruto de um transtorno de ansiedade que é necessário tratar.

Esta constante necessidade de urina, conhecida como bexiga hiperativa, resulta da produção de uma contração involuntária da bexiga, apesar desta não ter necessidade de expulsar nada. Trata-se de uma vontade artificial que pode acabar com uma involuntária. 

Alguns dos motivos que relacionam o estado de stress e ansiedade e a urinária nos homens – e que se manifesta numa bexiga hiperativa – são os seguintes:

1. Fica nervoso e com a musculatura tensa ou, em geral, vive com muita rigidez e tensão muscular. Esta sensação de pressão desce até à bexiga e pressiona-a, criando a falsa sensação de vontade de urina. Quando se torna irreprimível, é possível que aconteça uma perda de urina.

2. Está imerso numa situação ou emoção limite ou num estado de perigo. O excesso de adrenalina que começa a bombear sem controlo pode deixar o corpo em alerta de forma que o cérebro confunda esta sensação com uma urgência de micção. Se não se conseguir ir à casa de banho, pode acontecer que se molhe a roupa.

3. Se houver alterações hormonais, fruto do estado de saúde mental, pode causar uma bexiga hiperativa. Sobretudo todas as mudanças a nível de cortisol (e, de novo, adrenalina).

Nas consultas de urologia deve equacionar este assunto para avaliar possíveis abordagens e, no caso de se submeter a terapia psicológica – por este ou outros motivos –, também é conveniente pôr este assunto em cima da mesa ou do divã. Ambos profissionais dispõem de ferramentas para enfrentar a incontinência urinária masculina por ansiedade ou stress e muitas vezes são terapias combinadas.

Os produtos TENA Men podem proporcionar-lhe a segurança de que precisa enquanto procura uma solução com um urologista. Encontre o produto que melhor se ajusta às suas necessidades e assuma o controlo.

Artigos relacionados

Incontinência – Uma introdução

Um em cada quatro homens acima dos 40 anos* tem perdas urinárias, também conhecidas por incontinência. A melhor maneira de encontrar uma solução é saber mais sobre como funciona a incontinência.