Quer saber mais sobre a primeira consulta com o urologista? Clique aqui
Adenoma: porção da próstata que aumenta e que geralmente obstrui a saída da urina.
Andropausa: desaparecimento progressivo da atividade das glândulas sexuais do homem. A origem está na diminuição da produção de testosterona.
Crescimento prostático benigno: crescimento da próstata que ocorre com a idade e que está relacionado com as alterações hormonais. É conhecido como “inflamação da próstata”, apesar desta designação ser incorreta.
Descompressão renal: aliviar, através de um cateter, a pressão de um rim afetado por uma obstrução.
Ecografia abdómen-pélvica: exame feito através de uma imagem que permite verificar o estado dos órgãos abdominais, como o fígado, a vesícula, o pâncreas, o baço, os rins e a bexiga. Também torna possível ver a aorta abdominal e, nos homens, a próstata.
Epidídimo: órgão situado na borda posterior do testículo, onde amadurecem e se armazenam os espermatozoides.
Hiperplasia benigna da próstata: aumento não canceroso da glândula prostática; este aumento ocorre progressivamente com a idade.
Micção: urinar
Nictúria: acordar para urinar mais de uma vez durante as 6 ou 8 horas de sono.
PSA: estas siglas em inglês correspondem ao Antígeno Prostático Específico, uma proteína que é detetada nas análises ao sangue. É conhecida como um marcador tumoral do cancro da próstata.
Próstata: órgão que pertence ao aparelho reprodutor masculinos; está situado mesmo debaixo da bexiga e à frente do reto. Tem o tamanho aproximado de uma noz e envolve a uretra. Produz o líquido que faz parte do sémen.
Prostatite: inflamação da glândula prostática.
Sedimento urinário: depósito dos materiais orgânicos e dos sais inorgânicos que aparecem no fundo de um recipiente de urina (utilizado para o estudo do referido sedimento) quando mantida em repouso.
Toque retal: o nome já diz tudo, mas incluímo-lo neste glossário para quebrar mitos. Não é necessário nenhuma preparação intestinal e não é verdade que seja doloroso ou que possa provocar que o paciente evacue durante o exame. É incomodo, mas menos do que uma limpeza dental e salva vidas.
Urologista: médico especialista em urologia, que estuda a anaomia, fisiologia, doenças do aparelho urinário e, no homem, do aparelho genital.