Consultar um especialista
Segundo os especialistas, a resposta é evidente: desconhecimento, apreensão e, até, vergonha! A partir dos 50 anos de idade os homens devem realizar anualmente um exame de urologia, desde que não existam antecedentes de tumores urinários ou da próstata na família. Caso contrário, é preferível realizar este exame assim que se entra na casa dos 40.
No entanto, deve referir-se que o cancro não é o único problema. Há outros como incontinência, dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dores nos testículos, que devem ser tratados por um especialista.
Qualidade de vida
Contudo, primeiro, cabe ao médico de medicina geral estudar o problema. Deve ser sempre o primeiro a ser contactado e a pessoa responsável por encaminhá-lo para o especialista adequado. Muito bem, vai ao médico de medicina geral e ele diz-lhe que a solução está nas mãos do urologista. Não se assuste, coloque a ansiedade de lado. Está na hora de ir ao urologista pela primeira vez. No fim de contas, é a sua qualidade de vida que está em jogo.
Assim funciona um exame de urologia
Logo de início, o urologista irá perguntar-lhe quais são os seus hábitos urinários e sexuais. Após um breve questionário, irá realizar um exame físico do pénis, dos testículos e da próstata mediante um toque retal. O procedimento para avaliar uma possível doença prostática inclui também uma análise de sangue para determinar os seus valores de PSA (Antigénio Específico da Próstata), um tema que iremos abordar ao pormenor em próximos artigos. Com base nos resultados, o urologista irá decidir se será necessário realizar uma ecografia abdominal e pélvica, um exame do sedimento urinário ou outras análises.