Tome nota de alguns conselhos
David Escaja, psicólogo psicoterapeuta, refere que a autoestima se traduz, em última análise, em amor próprio. Para que se sintam felizes e realizados à medida que os anos vão passando, David afirma que os seus pacientes devem:
· Assumir que envelhecer implica fazer o luto da perda da juventude, tomar consciência dos projetos pessoais importantes já concretizados e congratular-se por isso.
· Aproveitar este momento para se reorganizarem, pensarem naquilo que realmente querem fazer e darem prioridade a isso, ao mesmo tempo que estão cientes das suas limitações.
· Dedicar tempo a desenvolver novos projetos e pensar naqueles que deixaram na gaveta e talvez agora esteja na hora de serem concretizados.
· Não se esquecer de que o sexo continua a ser uma parte essencial da vida. A saúde sexual influencia bastante a autoestima, pelo que devem lidar com qualquer problema relacionado com isso e procurar soluções.
· Ainda que pareça um cliché, tentar arranjar tempo para fazer um pouco de exercício físico. O desporto tem um efeito medicinal e terapêutico, fortalece os músculos, liberta o stress, preserva as funções motoras, melhora a saúde cardiovascular e, também, evita a famosa barriga de cerveja.
Siga estas indicações e não descure a sua saúde. Está prestes a chegar a uma idade na qual os problemas da próstata e de incontinência são comuns. Se sentir alguma mudança ou dor, não ignore.