E para poder ganhar mais confiança em si mesmo, existem diferentes aspetos que deverá conhecer para lidar com a situação e ter a incontinência sob controlo, tais como a reeducação da bexiga ou os exercícios para reforçar o pavimento pélvico, que também o ajudarão a ter ereções mais fortes.
- Calendário miccional para reeducar a bexiga.
Deve sempre recorrer ao seu médico de medicina geral para que o reencaminhe para um especialista. Se antes da consulta elaborar um calendário miccional que indique as vezes que urina por dia e a quantidade de situações nas quais sofre fugas, isso será de uma grande ajuda para o profissional que se encarregar do seu caso.
- É muito importante ter um diário miccional.
Com ele poderá estudar a altura do dia na qual urina mais, quando sofre mais fugas e se estas se devem a alguma ação ou situação precisa (tempo desde que ingeriu algum líquido, exercícios físicos, stresse, etc.). Com este método, poderá reeducar a sua bexiga e antecipar as fugas.
- Consulte fisioterapeutas especialistas em exercícios do pavimento pélvico.
Os exercícios hipopressivos são importantíssimos para reforçar o pavimento pélvico e favorecer o sexo e a prevenção da incontinência urinária. Ninguém melhor que um fisioterapeuta especializado para o tratamento do pavimento pélvico, para aconselhá-lo e ensinar-lhe diferentes técnicas pelviperineais em função das suas necessidades.
- Evite alimentos e bebidas que possam irritar a bexiga, como a cafeína.
Tenha cuidado com aquilo que come e bebe. Alguns alimentos e bebidas podem fazer que precise de urinar com mais frequência, como os citrinos, o álcool, as bebidas com gás ou os alimentos picantes.
- Prisão de ventre e excesso de peso.
O pavimento pélvico pode ser bastante afetado caso sofra de prisão de ventre ou tenha excesso de peso. Por isso, é recomendável uma dieta equilibrada e bastante exercício físico, para que a bexiga não suporte a acumulação de gordura no abdómen. Além disso, complemente a sua dieta com exercícios hipopressivos, como referimos nos pontos anteriores, para fortalecer o pavimento pélvico.